O planejamento patrimonial é utilizado principalmente com o intuito de organização e proteção do patrimônio, é de extrema importância visto que, a falta de uma estruturação adequada para inserção de bens móveis e imóveis, comumente causa aumento nos gastos tributários, bem como por muitas vezes provoca divergências e impasses desnecessários entre aqueles que possuem algum tipo de direito hereditário.
Um estudo da Studio Fiscal, rede de franquias especializada em consultoria tributária empresarial, mostrou que 99% das empresas pagam, em média, R$650 mil a mais do que devem em impostos e contribuições no período de cinco anos, pois desconhecem as oportunidades tributárias.
Em outra pesquisa realizada pela PwC, uma empresa especializada em consultorias, cerca de 75% das empresas familiares no Brasil fecham as portas após a sucessão dos herdeiros no negócio. Seria como dizer que apenas 7 em cada 100 empresas sobreviveria a duas gerações.
O que se verifica é a utilização deste instituto para o controle de diversos bens referentes a proprietários distintos de uma mesma família. Quando utilizado corretamente, auxilia na gestão dos ativos, na tributação destes e inclusive em momentos de sucessão hereditária, em que comumente ocorrem desentendimentos, os quais por muitas vezes dilaceram o patrimônio existente na família ou o reduzem de forma substancial.
Por este ângulo, podemos perceber a necessidade de existência de institutos que tenham por seu objetivo auxiliar esta continuidade de forma salutar para todos envolvidos.
Visando um melhor controle gerencial e econômico, assim como uma maior segurança em eventual sucessão patrimonial, o nosso escritório trabalha com metodologias e estratégias especificamente voltadas para o interesse dos clientes, sempre focando no seu modo de atuação e na sua modelagem de negócios.
Proporcionando ao cliente uma maior eficiência sobre a gestão de seu patrimônio a partir de uma solução individualizada, visando maior segurança jurídica. Transformando um controle exaustivo em um gerenciamento patrimonial fluido, bem delimitado e menos burocrático.
Para tanto atuamos com alguma soluções para o Planejamento Patrimonial como:
- A constituição de Holding, para o controle do patrimônio.
- Planejamento Tributário voltado para os patrimonialistas.
- Reorganização societária de empresas familiares.
- Planejamento Sucessório, com definição preventiva e em vida da destinação de patrimônio.
- Instituição de planos de Governança Corporativa Familiar.
- Entre outros, nos contate para maiores informações!